Sixflamma 2012

              Sixflamma foi um exercício de intervenção realizado de forma não oficial em seis banheiros das dependências do SESC Araraquara, durante o evento denominado “Noitão”, no dia 10 de Agosto de 2012. O “Noitão” fez parte da programação do Festival de Inverno promovido pelo SESC, e nele ocorreram oficialmente intervenções; performances; música e instalações.

       

                        O Festival de Inverno teve como tema central a afirmação “Você é o que você consome”, e sua proposta foi a de “repensarmos o nosso cotidiano inserindo a arte e a cultura no espaço da vida, mesmo sem negar ou lutar contra o que consumimos”. Surgiu assim o Exercício de Intervenção Sixflamma, que para além de questionar o tema deste Festival de Inverno, endossou as possibilidades de conduzir a arte por um caminho que não seja somente a dos investimentos econômicos corretos e seguros, tão frequentes na produção artística contemporânea.

               O exercício consistiu na distribuição de seis coquetéis molotov, acompanhados de caixas de fósforos, em seis banheiros do SESC Araraquara durante o evento. Nos coquetéis molotov havia a seguinte frase impressa: "Você só é o que você consome?". Nas caixas de fósforos havia outra frase: "Incendeie as tuas idéias". No lugar do líquido inflamável foi colocado chá mate, porém as pontas do pano de cada molotov foram encharcadas de querosene, dando assim a ilusão, através do cheiro característico, de que os molotov eram reais (ou não eram?). O exercício foi realizado de forma anônima e teve duração de aproximadamente 45 minutos, devido à retirada dos molotovs por parte dos funcionários da instituição. 

 
      

 

1/7
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now