cidadezn.png

cidade autônoma Z.N.
A  Zona Noroeste de Santos, popularmente chamada de ZN, é uma região que abriga 16 bairros, onde residem cerca de 120.000 pessoas, quase 1/3 da população total da cidade.

jardim botânico chico mendes
Em 1973, no bairro Bom Retiro, no mesmo terreno onde hoje se encontra o Jardim Botânico, jardineiros da prefeitura começaram a plantar diversas espécies de árvores. Em 1994 foi fundado o Jardim Botânico Chico Mendes, que conta com um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, sendo elas da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, palmeto com 65 espécies de palmeiras e espécies em extinção.  O Jardim Botânico recebe o nome de Chico Mendes, que foi um importante ambientalista, seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro. No dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri (AC), Chico Mendes foi assassinado por grileiros de terra. 

área de reflorestamento após vazamento de gás na alemoa
Em 2015 ocorreu um incêndio nos tanques da Ultracargo/Tequimar, na área industrial da Alemoa. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o incêndio provocou grandes impactos no ecossistema da região, provocando a morte de milhares de animais, sobretudo peixes, como as garoupas e bagres, devido as alterações na qualidade da água do mar no Canal do Estuário. O grupo Ultracargo foi multado em 16 milhões de reais, tanto por despejarem efluentes líquidos altamente tóxicos no estuário de Santos, em manguezais, e emitir efluentes gasosos na atmosfera, quanto em colocar em risco funcionários e a comunidade local. Muitas famílias que vivem da pesca tiveram prejuízos imensuráveis. 

comunidades caiçaras do são manoel e jóquei
Comunidades caiçaras fictícias que receberam os nomes dos bairros São Manoel (Santos) e Jóquei (São Vicente). As comunidades caiçaras foram historicamente formadas pela contribuição étnico-cultural de indígenas, portugueses, e africanos, e se encontram em sua maioria no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Vivem de atividades como a agricultura, pesca, extrativismo vegetal e produção de artesanato. Em Santos, as margens do canal do Estuário sempre foram alvo de interesses particulares relacionados à expansão portuária, afetando diretamente as comunidades tradicionais que ali se encontram. Hoje, resistem apenas poucas comunidades caiçaras na cidade, como a Ilha Diana e Monte Cabrão. 

comportas anti-inundações da popemba
Parte da região da Zona Noroeste constantemente é atingida por enchentes, inundações e alagamentos, que ocorrem não somente por causa das águas pluviais, mas também por causa das altas das marés. Há anos representantes das comunidades locais  exigem do poder público soluções para resolver o problema, no entanto a ausência de ações definitivas e eficientes estão relacionadas à marginalidade que a região se encontrou ao longo dos anos no âmbito da especulação imobiliária.

escola de arte nodique
Em referência ao instituto Arte no Dique, que promove importantes ações sociais e culturais na região. Fundado em 2002, o instituto oferece aulas de ballet, percussão, violão, informática, capoeira e teatro, para a comunidade local, onde mais de 20.000 pessoas vivem em palafitas à beira do mangue.

tupinanjás

Etnia indígena fictícia, presentes também em Orla de Guaiaó, em clara alusão aos guerreiros Tupinambás, que no século XVI habitavam, entre outras regiões, parte da costa norte do litoral do Estado de São Paulo.  Os Tupinambás, antropofágicos, empreenderam diversas guerras contra a invasão dos portugueses. 

terra de quem?